Escolha uma Página

Um método terapêutico poderoso

A Constelação Familiar é um método de trabalho terapêutico desenvolvido nos inícios dos anos 80 por Bert Hellinger. Filósofo e psicoterapeuta alemão.
A Constelação Familiar trata do indivíduo em seu sistema familiar na resolução de questões que se repetem e causam sofrimentos. Provocando os emaranhamentos familiares. Hellinger observou que eventos traumáticos, como a morte prematura de um dos pais, irmão ou filho, um abandono. Crime ou suicídio, pode exercer uma força poderosa que afeta as gerações posteriores.

A infelicidade de algum membro da família que não foi incluído, geram padrões de ansiedade, depressão, raiva, culpa, medo. Doença crônica e problemas de toda ordem. Hellinger observou que as pessoas estão comprometidas com o destino do grupo. Todo indivíduo está a serviço do seu sistema familiar, muito mais do que a serviço de seu próprio querer. Enquanto fazemos de conta e deixamos inconsciente o que acontece em nossa vida, não somos livres para ser quem realmente desejamos.
E querendo ou não, consciente ou não, fazemos tudo para pertencer a essa família. Mesmo que esse pertencimento seja que devemos permanecer infelizes, pobres ou mesmo doentes. Para podermos assumir a nossa vida com o nosso próprio comando, devemos concordar com o nosso destino. Só quem aceita e concorda pode se reconciliar. Aceitando, você pode tomar do destino apenas o que fortalece, e assim usar essa força para curar e transformar o que enfraquece.
Quais são as Leis e as Ordens do Amor que Cura?
Pertencimento

Quem é diferente não pode pertencer. Fazemos qualquer coisa para pertencer a família. Não nos curamos, permanecemos doentes, infelizes, sem prosperidade, a qualquer preço, para permanecer igual as pessoas que compõe o nosso sistema familiar.
Porque somente pertencendo é que podemos sentir seguros. Mesmo nos destruindo.

Lei da Compensação, dar e receber
A alma sempre deseja retribuir o que recebeu. Esse é nosso maior objetivo nessa vida é transformar o desejo de receber somente para si mesmo. Podemos comparar a “divida” que temos com nossos pais por ter nos dado a vida, é comparado a “divida” que temos com Deus para merecer a sua perfeição…E essa é a grande desejo da alma de retribuir o que recebeu.

E como podemos compensar?

Aos nosso pais honrando e fazendo algo de extraordinário a nossas vidas. Pois ser pai é dar sem receber recompensa, e os filhos vai conseguir honrar fazendo o mesmo que os pais fizeram

A Deus removendo o desejo de receber somente para si, sempre ajudando o nosso semelhante com o que temos de melhor sem esperar recompensa

Lei da Hierarquia, da ordem

Quando alguém por algum motivo não toma o seu lugar, outra pessoa dentro do sistema o fará. Para permanecer vivo, o sistema precisa dessa ordem onde os pais sempre são os grandes e os filhos são os pequenos.
Quem veio antes tem preferência a quem veio depois, essa é a ordem.
Para que tudo se encaixe e a família tenha harmonia, todos que vieram antes tem deve ter um bom lugar na família, todos devem ser incluídos

Como é o atendimento de Constelações Sistêmicas?
Os atendimentos são feitos em grupos terapêuticos onde o cliente traz uma questão (um tema para ser trabalhado) através das Constelações. O Facilitador do processo pede ao cliente que escolha no grupo algumas pessoas para representarem os elementos da questão que o cliente busca solução ou cura.

O processo terapêutico se dá a partir da observação dos movimentos espontâneos dos representantes que revelam as dinâmicas inconscientes do sistema familiar do cliente.

Então Constelação Familiar é um processo Terapêutico eficaz que ajuda a quebrar as repetições de padrões destrutivos na família, ajudando a dissolver os emaranhamentos seja de fracasso, doença, infelicidade. Os resultados são sentidos muitas vezes imediatamente após o processo pelo simples fato de ser visto e ter sido colocada em harmonia as ordens do amor

Joana D Ribeiro – Spaço Alternativo