A Importância do Fígado na Visão da Medicina Chinesa

A Importância do Fígado na Visão da Medicina Chinesa

O Fígado é um órgão muito importante na visão da Medicina Chinesa.

Raiva. Contrariedade. Frustração. Paralisação. Não ação.

Músculos. Nervos. Tendões. Visão.

Inconsciente. Inteligência Instintiva. Mestre das Emoções.

Capacidade de prever as coisas antes que se realize. Premonições. Sonhos.

Percepção do movimento energético (fluxo livre de energia), antes que apareça no meio ambiente.

Capacidade de planejar. Capacidade de traçar objetivos e metas na vida.

Estas e muito mais outras funções estão ligadas a Importância do Fígado na Medicina Chinesa.

O Fígado é este órgão que no corpo humano desenvolve diferentemente mais de 400 funções essenciais ao aspecto metabólico humano.

Se você não faz, alguém fará por você. Talvez não da forma que você desejasse, mas da forma que você precisa devido ao seu medo de agir.

A capacidade do Fígado relacionada a ação é tão impressionante que muitas vezes é confundida a raiva como algo negativo, perde-se a conjunção de raiva ser igual a agir. Logo,

Fígado é ação.

Os sentimentos de raiva, de tristeza, de preocupação ou de medo fazem parte das experiências e não constituem necessariamente uma doença. Somente quando o Fígado em desequilíbrio faz com que sua alma, que é responsável pela manutenção do equilíbrio perder a capacidade do impedimento para que as emoções se tornem excessivas e, portanto, causadoras de doenças.

Sabendo que o Fígado tem como função harmonizar e regular o livre fluxo da energia (Qi) e de abrigar a Alma Etérea (parte mais intuitiva e inconsciente da Mente) atua ativamente para que as funções mentais estejam em harmonia. Por outro lado, se o Fígado estiver deficiente (aspecto Yin), haverá medo e ansiedade e estando hiperativo (aspecto Yang), haverá raiva.

Sabendo que o Fígado tem duas vertentes de movimento, uma sendo a atividade, que é o movimento expansivo e é representado pelo Fígado Yang, também apresenta o movimento de espera e de recolhimento que é representado pelo Fígado Yin.

Quando existe o equilíbrio entre estes dois aspectos, nascendo uma alternância entre o movimento e o recolhimento, o ritmo biológico e psicológico da pessoa fica harmonizado, portanto, a pessoa fica livre de patologias.

Como o Fígado é o general dos músculos, os problemas ligados eles e aos tendões mostram a existência de um desequilíbrio, da mesma forma problemas de ligamento e de unhas.

Usando uma linguagem figurativa, problemas de se ligar a alguém, a algo, a algum relacionamento, denota um problema em Fígado.

Por ser os olhos um órgão de extensão do cérebro, e como captador sensitivo das representações do mundo, eles são extremamente sensíveis ao estado do Fígado e da Vesícula Biliar. Note que quando as escleróticas (branco dos olhos) ficam vermelhas é sinal que o Fígado está congestionado (uso de substâncias tóxicas). Qual delas?

A visão interior que nos possibilita planejar, imaginar, criar também se refere ao Fígado e à Vesícula Biliar, logo, as dificuldades de planejar, a impaciência e a irritação denotam desarmonia em Fígado.

Imagine agora seu Fígado, que tem a responsabilidade de determinar a saúde e a vitalidade da pessoa, responsável pelo metabolismo, que secreta a bile, o fluido necessário à digestão tanto nutricional, quanto da vida (comentários no meu próximo post), necessário para a digestão das gorduras, responsável para a absorção de vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento de nosso corpo estando em desequilíbrio, simplesmente desajustado?

Imagine agora o seu Fígado, hiperagitado, prejudicando os movimentos intestinais, prejudicando a função de eliminação dos dejetos orgânicos e mentais pelo Intestino Grosso provocando uma constipação, que resultado esperar? Mais intoxicação, ou seja, uma retroalimentação tóxica.

Por ser o órgão responsável pelo metabolismo das proteínas, ele age diretamente nos aspectos emocionais absorvidos pelos conflitos ambientais das pessoas, sejam eles o ambiente físico, familiar, de trabalho, social, de relacionamentos, etc.

Por agir no trato da desintoxicação de tudo que acontece no corpo, e por abrigar o sangue, o Fígado é muito susceptível as agitações químicas absorvidas no corpo e quando com cólera, impede o bom funcionamento do intestino que retém os excrementos, e sendo o Intestino Grosso altamente irrigado por veias, o sangue captura as toxinas que deveriam ser eliminadas inundando o corpo novamente com todas as toxinas aumentando e muito as tarefas do Fígado na eliminação tóxica, resultado. Mais cólera. Mais sujeira, mais patologias.

Um trabalho extremamente importante é fazer a limpeza do Fígado dentro de um trabalho físico, energético e psicoemocional.

Eduardo Tão – Spaço Alternativo

mm
admin

Utilizando a Filosofia da Medicina Chinesa, o Spaço Alternativo é uma Escola de Aperfeiçoamento de Terapeutas e Especializados em Técnicas de Diagnóstico, ajudando os Terapeutas no seu Processo de Autoconhecimento e Transformação de si mesmo. Pois é essa a Arte de Ser Terapeuta É também uma Clínica de Atendimento com Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, Iridologia, Hipnose e Constelação Familiar

Deixe um comentário